Escolhas educacionais, distinção social e inserção profissional: percepção de pais de crianças de escolas e projetos bilíngues do Rio de Janeiro

No contexto das transformações no mercado de educação básica no Brasil, o objetivo desta pesquisa foi compreender as expectativas familiares em relação à escolarização bilíngue. Mais especificamente, buscou-se analisar as razões e motivações que tem levado pais e mães a matricularem seus filhos em escolas que oferecem educação bilíngue, incluindo o entendimento da relação entre essa escolha e as expectativas em relação às suas carreiras.

Metodologia – Para o alcance dos objetivos propostos, optou-se pela condução de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com a participação de 15 pais e mães de alunos e alunas do ensino fundamental, matriculadas em escolas que oferecem educação bilíngue no Rio de Janeiro. A seleção dos sujeitos foi feita de forma intencional, a partir da rede de relacionamento do autor.

Resultados – Os resultados apontaram quatro principais motivações para a opção pela educação bilíngue: aquisição do domínio nativo da língua inglesa, percebido como necessário para a vida e a carreira; aquisição de conhecimentos e habilidades que facilitem a transição para o ensino superior e a inserção profissional; aquisição de capital social e simbólico. Para alguns participantes, a educação bilíngue também foi percebida como um caminho que viabiliza a transição para o ensino superior e/ou para uma carreira no exterior. Neste caso, a motivação parece ser decorrente do cenário de violência no Rio de Janeiro, da crise econômica nacional, e como estratégia de distinção social associada à democratização do acesso ao ensino superior no Brasil.

Limitações – O estudo contou com um número relativamente pequeno de participantes, o que pode ter levado a uma perspectiva incompleta do fenômeno sob estudo.

Contribuições práticas – Os resultados do estudo apontaram diferentes aspectos valorizados pelos pais na opção pela educação bilíngue, contribuindo para um melhor entendimento da dinâmica deste novo segmento do mercado educacional, que vem crescendo e atraindo novos investimentos. Esse conhecimento pode ser útil tanto para essas escolas quanto para cursos de inglês e escolas não-bilíngues que se veem diante de escolas dispostas a entregar uma formação mais completa e internacional, não somente com o ensino do inglês, mas também com o ensino em inglês.

Contribuições para a sociedade – Ao lançar luz sobre as perspectivas dos pais/mães, esperas e contribuir para que as escolas possam oferecer uma educação mais alinhada a essas expectativas e às necessidades educacionais das crianças e jovens.

Link para dissertação de mestrado:

Alexander Vieira – Mestrado Gestão Empresarial, FGV-RJ.

http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/28587

Publicado por Alexander Vieira (21) 99833-4947

Mestre em Administração pela FGV-EBAPE, possui graduação e licenciatura em Letras - Português e Inglês pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA Internacional em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e The Chinese Hong Kong University, China. Experiência profissional e vivência acadêmica internacional em congressos e cursos nas áreas de educação e administração nos Estados Unidos, Chile, Cuba, Peru, Espanha e China. (21) 99833-4947

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: